1. 1

GPS e GPE
Publicado em 2015-03-31

“Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” (Gálatas 5.16, 18)

O GPS – guiado por satélite – material instalado em carros, aviões, embarcações tem uma utilidade extraordinária. Quando instalado no carro, podemos guiar o carro com tranquilidade, sabendo que estamos no caminho certo e que chegaremos ao destino desejado, mesmo sem conhecer a cidade ou o caminho. Tudo isto graças à tecnologia moderna.

Um satélite colocado em órbita ao redor da Terra transmite ao aparelho todas as informações necessárias com a indicação do caminho a seguir.

Há um outro GPE – guiado pelo Espírito – , mais maravilhoso ainda, que é não material, mas espiritual espiritual, à disposição dos homens. Este GPS não se deve ao desenvolvimento tecnológico do homem. É obra divina. O homem natural (não salvo por Cristo) não possui este GPS. Ele só está à disposição dos que já receberam Jesus em seus corações como seu único e suficiente Salvador.

O homem natural, segundo a terminologia de Paulo em 1Co 2.14, não aceita e nem entende as coisas do Espírito de Deus porque ele só tem a natureza carnal herdada de seus pais. Esta natureza já vem contaminada pelo pecado. Mas, quando o homem natural reconhece que é pecador e que só o sangue de Cristo pode transformá-lo em nova criatura, e crê em Jesus, ele é salvo e recebe uma nova natureza: a espiritual. A partir daí, ele pode e ele pode e deveria ser sempre guiado pelo Senhor. O Senhor quer guiar e orientar o salvo em todos os seus caminhos com segurança, de um modo vitorioso.

Ao adquirir-se um GPS material, recebe-se um manual que fornece todas as informações sobre o uso eficaz do aparelho. Deus também oferece um manual para os que adquirem o oferece um manual para os que adquirem o GPS espiritual GPS espiritual pela aceitação de Jesus como Salvador. Este manual é a Bíblia. Nela, temos todas as informações necessárias como ser guiado pelo Senhor. Sem ler e conhecer o ensino bíblico, o crente não pode ser guiado pelo Senhor. No próprio manual, Deus oferece os meios eficazes como ser guiado pelo Senhor – como, por exemplo, obediência aos seus ensinos; renúncia às inclinações carnais, à impureza, ao despojamento da ira, da malícia, da maledicência, das palavras torpes, da mentira, da avareza; revestimento de amor, de humildade, de mansidão, de longanimidade, do espírito de perdão etc. (Cl 3.1-17). Além disso, este Além disso, este GPS oferece acesso direto, a qualquer momento, ao próprio Guia (Deus) por meio da oração pela mediação de Jesus. por meio da oração pela mediação de Jesus.

Para ser guiado pelo Senhor é necessário andar em Espírito. Leia também Salmos 5.8; 23.2; 25.5; 31.3; 139.10; João 16.13; Romanos 8.14.

Pr. Miguel Horvath




Voltar