1. 1

O Caráter Cristão
Publicado em 2014-11-14

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gl 5.22, 23

Todo indivíduo regenerado pode ser facilmente identificado por seu novo modo de ser. O apóstolo Paulo nos ensina que ele deve enterrar diariamente suas paixões e concupiscências carnais, devendo se revestir de sua nova natureza em Cristo (Cl 3.5-12). É aí que surge o caráter cristão. É curioso e até certo ponto frustrante, quando ouvimos relatos a respeito de alguns irmãos que insistem em viver segundo os padrões desse mundo, desprezando o que Deus espera de cada um deles. Tais pessoas, por isso, vivem de forma irresponsável e oferecem um péssimo exemplo do testemunho cristão.

O verdadeiro caráter cristão por sua vez é resultado da atuação do Espírito de Deus em cada um de nós, por sermos coparticipantes da Sua natureza divina (2Pe 1.4). A lista apresentada acima é composta de nove qualidades admiráveis e de forma alguma esgota outras virtudes que ainda podemos experimentar, quando permitimos que o Espírito Santo de Deus controle o nosso ser. Não podemos separar tais virtudes listadas umas das outras como se tivéssemos recebido da parte de Deus apenas algumas, enquanto precisaríamos buscar as outras com nossos próprios esforços. O fruto do Espírito é somente um e ele pode ser identificado no caráter cristão por diferentes expressões. O grande desafio em tudo isso é permitir que o Espírito Santo de Deus exerça o pleno controle das nossas vidas para que Ele produza em nosso coração o caráter semelhante ao de Cristo. Minha oração é que o Espírito de Deus tenha sempre a liberdade de agir em nossos pensamentos, sentimentos e ações para a Glória de Deus!

Pr. Roni Santos




Voltar