1. 1

Filosofia de Vida
Publicado em 2014-10-31

Qual é a sua filosofia de vida?

Porque e para que você vive?

Abaixo a personagem Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo (Monteiro Lobato) revela sua filosofia de vida:

"(Emí­lia) – A vida, senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem pára de piscar chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme e acorda, dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais [...] A vida das gentes neste mundo, senhor Sabugo, é isso. Um rosário de piscados. Cada pisco é um dia. Pisca e mama, pisca e brinca, pisca e estuda, pisca e ama, pisca e cria filhos, pisca e geme os reumatismos, e por fim pisca pela última vez e morre. – E depois que morre?, perguntou o Visconde. – Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?"

~ Monteiro Lobato, em "Memórias de Emí­lia" (1936)

Se alimentar, brincar, estudar, amar, criar filhos e sofrer são atividades necessárias e em alguma medida prazerosas, no entanto quando a vida se resume a isso ou somente a isso, quando piscarmos pela ultima vez tudo de fato terminou.

O apóstolo Paulo também revela sua filosofia de vida, a qual sem dúvida nenhuma compreende se alimentar, brincar, estudar, amar, criar filhos e sofrer, mas não se resume a isso e nem parte disso. Ele diz: "aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro." (Fp 1.20-21)

Se nossas "piscadas" não forem motivadas por Cristo e direcionadas à Cristo, perto de darmos as últimas "piscadas" de nossas vidas ao olharmos para trás perceberemos que tudo que fizemos acabou por não fazer sentido nenhum.

Pior do que não fazer sentido é tratarmos essa vida como se tudo se resumisse a ela, viver assim é concordar com a Emília, que trata o pós morte como uma hipótese, pode ser que sim é pode ser que não continue.

Quando olhamos para as escrituras o pós vida não se trata de uma hipótese, mas de uma certeza de que o que nos aguarda é a eternidade com Cristo ou sem Cristo no inferno.

Que Deus nos ajude a vivermos essa vida por Ele e para Ele aguardando ansiosamente estar com Ele para sempre.

Pr. Denis Araújo




Voltar