1. 1

EBD) Observador, envolvido ou participante – I Coríntios 4. 1 - 13
Publicado em 2017-07-20

“Além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles se ache fiel.” – I Coríntios 4. 12

Despenseiro é o encarregado ou responsável pela despensa, que, por sua vez, é o compartimento onde se guardam os alimentos. Paulo usa esse termo como figura da responsabilidade que cada um tem em todos os aspectos de sua vida para com o Senhor. O que Ele requer de cada servo é o bom desempenho e a fidelidade em tudo, especialmente nas atitudes de cada um com relação à Sua Obra. Todos nós somos, individualmente, responsáveis diante de Deus com aquilo que Deus concede a cada um. Somos meramente observadores ou apenas envolvidos ou comprometidos com o Senhor nas obras do Seu reino?

O observador fica, “de camarote”, vendo tudo para criticar ou elogiar. O envolvido está presente, tendo uma religiosidade maquiada, sem fidelidade. O comprometido assume sua responsabilidade e executa com fidelidade o que o Senhor requer dele.

O que Deus requer de cada despenseiro (cada crente) é que seja achado fiel. Sabemos que as motivações na vida do crente são as mais diversas. Isto determina o tipo de crente que somos. O apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios, deixa claro que a vida e obra de cada um de nós, hoje, ainda não estão plenamente reveladas em todos os seus aspectos. No entanto, aos olhos de Deus tudo está claro: os aspectos externos e internos, incluindo as motivações de cada ato. Por isso, Paulo diz: “Portanto nada julgueis antes do tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações, e então cada um receberá de Deus o louvor” – I Coríntios 4.5. Por isto, como despenseiros fiéis, comprometamo-nos com o Senhor e Sua obra.

Pr. Miguel Horvath




Voltar