1. 1

Os três deveres - Muito obrigado!
Publicado em 2016-04-22

O ministério pastoral pode ser resumido em três deveres: alimentar, guiar e proteger.

Alimentar: A primeira responsabilidade do pastor é alimentar o rebanho com a palavra de Deus. Um pastor não pode ser fiel à sua tarefa se não alimenta bem seu rebanho. O pastor deve esclarecer o evangelho para os incrédulos e cristãos nominais; esclarecer as implicações permanentes do evangelho para os crentes genuínos.

Guiar: As ovelhas precisam ser guiadas e não somente alimentadas. Enquanto guiamos as ovelhas, temos de ir à frente para que elas nos sigam aos verdes pastos. Por sua vez, isso significa que temos de iniciar conversas espirituais, elaborar estratégias de propagar o evangelho e dar bons exemplos na maneira como vivemos e lideramos. Liderar também significa equipar as pessoas com o que elas precisam para o crescimento espiritual e ministerial da igreja.

Proteger: Um pastor fiel está sempre alerta contra os predadores e, quando a necessidade surgir, ele se colocará em perigo para proteger as ovelhas. Deste modo, não somente protegemos o rebanho, como também guardamos o “bom depósito” que nos foi confiado.

Querida Igreja Batista de Vila Mariana, estes três deveres eu aprendi e tive o grande privilégio de desenvolver nesta amada igreja. Por isso, em minha última pastoral, gostaria de lhes agradecer pelos anos que tive a oportunidade de viver no convívio dos irmãos, aplicando e aprendendo estes três deveres.

Por último, muito obrigado pelo amor que sempre tiveram pela Alline e pelo Davi. Amor que nos fará falta, mas cremos que Deus suprirá todos as nossas necessidades.

Nós também amamos a IBVM!

Pela última vez escrevendo aqui.

Soli Deo Gloria. 


Pr. Artur Coelho




Voltar