1. 1

Pastor Rubens Lopes
Publicado em 2014-10-24

Durante o mês de outubro de 2014, os membros da Igreja Batista de Vila Mariana, bem como todas as pessoas que acessam seu site, puderam conferir pastorais escritas pelo saudoso Pastor Rubens Lopes. Isso porque esse mês marca seu centenário de nascimento.

Pr. Rubens Lopes nasceu em 1 de outubro de 1914, na cidade de Caieiras (SP) e teve uma trajetória marcante servindo a Deus e contribuindo com a expansão de Seu reino. Seu ordenado se deu em 24 de janeiro de 1938, em nossa igreja, onde atuou como evangelista (1937), co-pastor (1937) e, em 31 de dezembro de 1939, foi empossado pastor. Durante seu pastorado na IBVM, foram construídos o templo da Igreja Batista de Vila Mariana e o Prédio de Educação Cristã, que leva o nome Fundação Rubens Lopes e onde funciona também o Colégio Batista de Vila Mariana. 

Dentre tantas atividades que realizou, foi presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo durante 28 anos; presidente da Junta Executiva da Convenção Batista do Estado de São Paulo por 13 anos; fundador e presidente da Ordem dos Pastores Batista do Estado de São Paulo (31 anos seguidos), quando lançou o plano de um Retiro Espiritual Anual de Pastores e presidiu 29 desses Retiros; e presidente da Convenção Batista Brasileira por 14 vezes.

Sua história é marcada por muito trabalho pela proclamação do evangelho, falando do amor de Jesus por todo o Brasil, inclusive para figuras importantes da história nacional, como os presidentes da República Marechal Castelo Branco e presidente Costa e Silva. Além disso, atuou como pregador no exterior, em países da América do Norte, Central, do Sul e da Europa.

Pastor Rubens Lopes faleceu em 3 de novembro de 1979, ainda exercendo seu ministério pastoral na IBVM.




Voltar